segunda-feira, 13 de julho de 2009

Quanto tempo alguém fica consciente apos ser decapitado?


Por outro lado , “se considerarmos somente a anoxia (falta de oxigênio)como causadora da perda da consciência ,25 segundos parece ser uma duração bastante razoável”,diz o neurologista. Isso porque, segundo ele, o processo de decapitação e bem mais complicado do que uma parada cardíaca e muitas variáveis podem ser analisadas.Quando a cabeça se vai, não apenas o sangue para de ser bombeado , o oxigênio também deixa de ser transportado ate o cérebro.
Sameshima ressalta que a decapitação tudo isso acontece de uma só vez e ainda há o forte impacto da lamina caindo sobre o pescoço. Assim “’e importante lembrar que , por si só, o corte transversal pela lamina da guilhotina pode provocar outros fenômenos fisiológicos afetando o estado da consciência”.Ou seja . Quando, em 1792 , o medico Frances Joseph Ignace Guillotin sugeriu o uso da guilhotina, a idéia era tornar a execuções mais humanas e rápidas.Isso por que o machado – instrumento mais utilizado na decapitação antes da guilhotina – muitas vezes , não cumpria suas funções no primeiro golpe , causando dor e sofrimento nos condenados.
Com isso , durante muito tempo , acreditou-se que a morte pela guilhotina era instantânea, assim com a perda da consciência da vitima.Porem , ao longo dos anos surgiu relatos de que a consciência dos decapitados poderiam durar alguns segundos.Segundo essa historia (nem sempre identificadas e confirmadas) algumas cabeças já decepadas chegaram a piscar olhos quando ordenados movimentar os lábios e ate expressões faciais especificas.Isso tudo de 15 a 30 segundos depois da decapitação do corpo.As descrições espantaram mais pelo grotesco do que pelas possibilidades cientificas.
Mas, de acordo com o neurologista Koichi Sameshima , diretor cientifica do Laboratório de Neurociência Cesar Timo- laria , 30 segundos é o tempo estimado para a perda total da consciência.Mas esse tempo não vale apenas para a decapitação ,mais sim pra qualquer processo no qual o coração deixe de bombear sangue para o cérebro.Seja uma decapitação , seja uma fibrilacao.A diferença é que no caso da arritmia, a ligação entre o cérebro e o coração é interrompida por uma parada do próprio coração. Já no caso da decapitação , os elos entre eles são cortados:pescoço e as veiasOs 30 segundos podem cair por terra.Alem disso , se restar um pouco de consciência a um decapitado , ele será capaz de fazer mais do responder aos reflexos nervosos que ainda estiveram ativos? Somente novas analises poderiam responder á questões.O que esta fora de cogitação , já que esse tipo de execução deixou de existir. Pelo menos no mundo civilizado.

3 comentários:

  1. Achei pelo google, ótimo post! Esclareceu bastante minhas dúvidas sobre a decapitação, mesmo que as bases científicas ainda não tenham nada preciso.

    Heigler

    ResponderExcluir
  2. É só ir na Síria, lá vc terá várias pessoas pra fazer pesquisa sobre isso, pq todos os dias pessoas perdem a cabeça.

    ResponderExcluir